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Diagnósticos

A comunicação interna é um universo de elementos e variáveis. Os diagnósticos da consultoria abrangem todo esse universo, combinando – de forma personalizada – uma série de análises de acordo com as necessidades de cada organização. Esses diagnósticos podem abranger desde estudo sobre a estrutura da área, seu escopo, alinhamento e planejamento estratégico, políticas, normas, ferramentas e canais até mensuração do nível de maturidade para o diálogo, do nível de humanização, análise do posicionamento da área, de seu potencial estratégico e consultivo, das práticas adotadas no relacionamento com clientes internos e na mensuração de resultados (indicadores).

Metodologia autoral que identifica – de forma prática e rápida – a presença e intensidade de elementos vitais para a Comunicação Interna, resultando em um diagnóstico que analisa o equilíbrio ou desequilíbrio dos aspectos operacionais, estratégicos e humanos da comunicação, possibilitando detectar seu nível de qualidade e efetividade.

Análise completa dos canais e ferramentas de comunicação, abrangendo design, conteúdo, linguagem, periodicidade, alcance, alinhamento estratégico e relevância.

Metodologia autoral e exclusiva da consultoria construída com base em conceitos e protocolos científicos dos campos da Comunicação e Psicologia. O mapeamento detecta o perfil e nível comunicacional de cada um dos líderes da organização, oferecendo feedback individual e aprofundado a respeito das habilidades e necessidades de desenvolvimento em comunicação, o que gera autoconhecimento e conscientização, além de permitir a customização de capacitações e treinamentos.

Tecnologia, canais e ferramentas não bastam para promover diálogo, é imprescindível que a organização esteja baseada em uma cultura de diálogo para que ele realmente aconteça na prática. A mensuração realizada pela consultoria identifica a existência e força dessa cultura, bem como os pontos fortes e lacunas que precisam ser preenchidas para que a comunicação de mão dupla exista e gere alinhamento, satisfação e resultados. Esse tipo de diagnóstico direciona as estratégias e práticas da organização, acelerando a incorporação do diálogo aberto à sua cultura.

Os empregados estão comprometidos com a organização ou possuem um tipo de vínculo mais frágil, que limita resultados para a empresa e para os próprios colaboradores? Esse diagnóstico visa responder a essa pergunta, identificando qual ou quais tipos de vínculo prevalecem, o que permite à empresa redirecionar suas estratégias e práticas no relacionamento com os públicos internos.

Com metodologia autoral desenvolvida e validada durante projeto de pesquisa científica na USP, esse diagnóstico permite mensurar o nível de comprometimento dos empregados e a contribuição da comunicação para tal nível simultaneamente, mapeando práticas comunicacionais que melhor influenciam o comprometimento e comprovando, em números e com apoio estatístico, o valor e impacto da comunicação sobre o comprometimento dos públicos internos.

Estruturação

Contempla desde a composição e escopo da equipe, auxílio na seleção de profissionais, elaboração de políticas e normas, definição de canais, estratégias, objetivos e indicadores, até práticas para a consolidação do papel estratégico da área e seu relacionamento com liderança e clientes internos.

Os planejamentos estratégico e tático são elementos fundamentais, pois direcionam todas as estratégias e práticas comunicacionais, de forma que estejam alinhadas com o negócio. A consultoria elabora os planos – nos âmbitos da estratégia e da prática – em completo alinhamento com a equipe de Comunicação, mas também oferece a possibilidade de atuar na facilitação para que o próprio time tenha segurança e embasamento para elaborar seus planos de forma autônoma.

Definição de políticas, estratégias e práticas que auxiliem na construção e solidificação das características e valores da cultura almejada pela organização.

Plano completo para exclusão, adição e/ou otimização dos canais de comunicação, visando maior efetividade e alinhamento com as estratégias e objetivos da organização.

Performance

Palestra dedicada à conscientização de líderes a respeito da importância da comunicação organizacional, bem como do papel que a comunicação de liderança deve desempenhar nesse contexto. O processo de conscientização é o passo inicial no desenvolvimento de líderes em comunicação.

Metodologia autoral que oferece treinamentos e capacitações personalizadas para líderes, partindo do autoconhecimento e da conscientização, chegando ao treinamento e, em seguida, à etapa final de estímulo à prática.

A consultoria atua de duas formas no fortalecimento e capacitação de comunicadores: a) imersões e treinamentos com conteúdo personalizado, contemplando embasamento teórico e práticas, b) processos de facilitação para apoiar equipes de comunicação em suas práticas, especialmente em seus planejamentos estratégico e tático, de forma que planejem com autonomia, segurança e embasamento.

Boa parte das empresas ainda busca conquistar uma atuação estratégica, outra boa parte se esforça diariamente para consolidar e manter esse papel. A consultoria desenvolveu, ao longo de anos, um método próprio para conquistar e solidificar esse papel. Analisamos cenários, estudamos possibilidades e desenhamos um plano de ação que pode abranger desde otimização de processos, revisão de escopo, políticas e normas até elaboração de estratégias, protocolos e definição de práticas para educação de clientes internos. O objetivo é, a partir do que há disponível em cada contexto, construir uma atuação que seja estratégica e sustentável.

Estudo, definição e implantação de indicadores personalizados que mensurem não apenas processos, mas resultados gerados pela Comunicação.