Está difícil conseguir boa participação dos públicos internos em sua pesquisa? Confira aqui seis possíveis razões para isso estar acontecendo. A solução do problema começa a partir de sua identificação.
1. Sobrecarga
Pesquisas e campanhas competindo por atenção, maior volume de trabalho em razão de algum momento da companhia ou cenário de estresse gerado por crises como a da pandemia resultam em sobrecarga e impactam negativamente o engajamento em pesquisas, por isso é vital atentar para o cenário antes de decidir iniciar esse processo.
2. Falta de identificação
Se os objetivos da pesquisa não são apresentados de forma clara aos empregados, o processo de identificação será dificultado, assim como o engajamento. É importante apresentar o propósito da pesquisa de forma clara e objetiva desde o primeiro contato. Procure apontar o que será feito a partir dos resultados.
3. Dificuldade de acesso
Se você utilizará meio digital, pergunte-se não apenas se todos terão acesso, mas também qual será esse nível de acesso. Muitas pesquisas já fracassaram porque computadores compartilhados não funcionaram bem ou o sinal de internet era insuficiente no local. É preciso atentar para as especificidades de cada público, buscando alternativas e fazendo adaptações.
4. Extensão da pesquisa
Pesquisas muito extensas inibem a participação ou fazem com que o respondente desista no meio do caminho. Seja “cirúrgico (a)” ao elaborar as perguntas de seu questionário, mantendo apenas o que é relevante e necessário para aquele momento e propósito.
5. Inadequação ao público
Vivemos em um país muito desigual. Cerca de 30% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são analfabetos funcionais, ou seja, têm dificuldades para compreender e interpretar textos¹. Atente para a linguagem utilizada na pesquisa e para o tipo de escala adotada. Verifique se é necessário suporte humano para auxiliar parte do seu público
6. Medo de retaliação
Prefira pesquisas anônimas e reforce para seu público esse anonimato. Caso conte com uma empresa parceira para o diagnóstico, deixe claro que as respostas irão diretamente para essa empresa. Isso ajuda a deixar os empregados mais confortáveis e seguros para a participação em pesquisas da organização.
Tenha em mente: o baixo engajamento pode já ser uma resposta.
Se a participação é baixa mesmo atentando para os pontos anteriores, é possível que seu público esteja descontente com a organização ou tenha o entendimento de que não adianta opinar, pois nada é feito a partir disso. Investigue utilizando técnicas qualitativas.
¹Dados do INAF (Instituto Nacional de Alfabetismo Funcional) em 2018