Calculadora amostral

A população é o número total do público-alvo da pesquisa. Não se trata de quantos você espera que participem, mas sim de todos que terão acesso para participar. Por exemplo: se sua organização pretende aplicar/disponibilizar a pesquisa a um público interno composto por 15 mil funcionários no total, informe esse número.

A margem de erro determina a estimativa máxima de erro dos resultados de uma pesquisa. Quanto maior a margem de erro, menor a confiança dos resultados de uma pesquisa serem próximos dos valores reais do público pesquisado. Por exemplo: suponhamos que a margem de erro de uma pesquisa é de três pontos percentuais. Isso significa que, se 60% dos seus entrevistados disseram estar satisfeitos com a comunicação praticada por seus líderes, você deve considerar que a porcentagem real dessa satisfação está entre  fica 57% e 63% ou seja, pode ser até 3% a mais ou a menos do que o número obtido em sua pesquisa.

O nível de confiança representa a probabilidade dos mesmos resultados serem obtidos caso a pesquisa seja reaplicada em outro grupo de pessoas da mesma população. Por exemplo: caso uma pesquisa com 95% de nível de confiança fosse refeita 100 vezes, em 95 delas seriam apresentados os mesmos resultados (respeitando a margem de erro). Para pesquisas no campo da comunicação, busque, no mínimo, 90% de nível de confiança, dando preferência a um nível de 95%.